10 dicas para melhorar a qualidade no atendimento ao público

Qualidade-No-Atendimento2

Toda empresa que trabalha com atendimento ao público deve ter uma atenção especial à qualidade deste atendimento. Não estamos tratando de máquinas, mas de pessoas, e pessoas querem ser bem tratadas. Mais do que isso: pessoas que são bem tratadas tendem a fazer negócios melhores e a comprar mais.
Confira nesse artigo 10 dicas que te ajudarão a melhorar a qualidade no atendimento ao público!

Melhorando a qualidade no atendimento ao público
Muitas ações para melhorar a qualidade no atendimento são simples e fáceis de aplicar, mas muitas empresas ainda deixa de lado. Busque cada vez mais conhecer o seu cliente e oferecer um atendimento que supere as suas expectativas, e tão logo verá os resultados positivos.

Dica #1 – Ofereça soluções. Ajude o seu cliente a resolver aquilo que o preocupa.
As pessoas buscam soluções para os seus problemas e objetivos. E o papel de quem atende essas pessoas é ofertar essa solução. Por isso, não pense apenas em oferecer um produto ou serviço, mas ofereça um solução. Gere transformação na vida do cliente.
Se o cliente não tem clareza sobre aquilo que é o problema ou objetivo dele, primeiro ajude-o a chegar a esta conclusão. Assim você já deixará o cliente mais satisfeito.

Dica #2 – Não seja precipitado.
Deixe o cliente expor seus pensamentos e assim você terá mais informações para ajudá-lo. Muitos vendedores e profissionais que lidam com o público acabaram gerando insatisfação pois querem oferecer uma solução sem terem conhecido o problema do cliente a fundo. Tenha paciência. Saiba ouvir. E então seja certeiro naquilo que oferecer.

Dica #3 – Todo atendimento deve ser como se fosse o primeiro.
Muitos atendem com excelência quando se trata do primeiro contato e de uma nova oportunidade de negócio, mas deixam a desejar após o cliente realizar a primeira compra.
Atenda todo cliente – ainda que o encontre pela 50º vez – como se fosse a primeira vez. Tenha alegria, bom-humor e saiba acolher.

Dica #4 – Cuidado com respostas negativas. Ofereça alternativas.
Se o cliente possui um problema ou objetivo, ele está à procura de uma solução. Ouvir uma resposta negativa não traz satisfação. Caso você não tenha uma solução imediata para o problema do cliente, ofereça alternativa; mostre uma visão que talvez o cliente ainda não tenha contemplado. Dê opções para o cliente e mostre que ele tem poder de escolha.

Dica #5 – Seja rápido e ágil para solucionar o problema do cliente.
O bom atendente sabe vivenciar o senso de urgência do cliente. E o cliente fica surpreendido e satisfeito quando a sua necessidade é rapidamente solucionada. Busque aperfeiçoar-se para ser capaz de solucionar o problema do cliente com cada vez mais rapidez e agilidade.

Dica #6 – Trate o seu cliente como parceiro.
Nenhum cliente gosta de ser visto como um “alvo a ser atingido”. Mais precisamente: as pessoas buscam, desenvolvem e vivem de relacionamentos. Trate seus clientes como parceiros onde há troca de conhecimentos e de ajuda mútua.

Dica #7 – Pense também no futuro, não somente no agora.
Quantas vezes você gostaria de vender para um mesmo cliente: uma única vez ou muitas vezes? Portanto, solucione o problema do cliente no momento, e faça isso de uma maneira que o cliente queira retornar em uma oportunidade futura. Faça um bom atendimento e o cliente se lembrará de você quando tiver uma necessidade semelhante.

Dica #8 – Peça para os clientes avaliarem o seu atendimento.
Mostre-se aberto para ouvir sugestões e críticas. Mais do que isso: pergunte aos seus clientes o que estão achando do atendimento que sua empresa oferece. Dê atenção à opinião do cliente e analise o que precisa ser melhorado. Isso também colabora para o cliente se sentir parte do seu negócio.

Dica #9 – Faça certo da primeira vez.
O primeiro contato e a primeira oportunidade dada pelo seu cliente de sua empresa solucionar o problema apresentado por ele são os momentos-chave para demonstrar seu interesse em ajudá-lo e sua capacidade de fazer boas entregas. Não derrape no início.

Dica #10 – Coloque-se no lugar no cliente.
Se em um momento você se encontra na posição de vendedor ou atendente, em outros momentos você também é consumidor de outras empresas e também deseja qualidade no atendimento. Portanto, diante de cada atendimento que for realizar, questione-se: como eu gostaria de ser atendido nessa situação? E para o meu cliente, o que é importante para ele?

Postado por: Xênia Decorações | www.xeniadecoracoes.com.br
Fonte: lyriusgestao | www.lyriusgestao.com.br