10 ideias práticas para organizar o seu closet de forma profissional

Uma casa organizada faz uma grande diferença para o nosso bem-estar.

10 ideias práticas para organizar o seu closet

Além do aspecto visual muito mais agradável, uma casa bem ordenada nos proporciona uma sensação de harmonia. Você provavelmente já deve ter notado como o nosso humor é afetado, quando a casa está bagunçada ou as coisas estão fora de lugar.

O quê é modelo manequim de prova de roupa e como se tornar uma?

Ninguém gosta de viver rodeado de objetos fora de lugar ou desarrumados. Isto só comprova o quanto a organização da casa é um fato importante para a nossa qualidade de vida.

O closet é um espaço essencial para quem gosta de manter suas roupas e acessórios em ordem e fáceis de encontrar. Mas nem sempre é fácil mantê-lo impecável. Neste artigo reunimos algumas dicas de como manter o closet organizado, para que seu quarto mantenha sempre o aspecto organizado e você se sinta mais confortável e satisfeito.

1 – Limpeza geral

Closets por Студия дизайна Interior Design IDEAS

СТУДИЯ ДИЗАЙНА INTERIOR DESIGN IDEAS

A primeira coisa a fazer para organizar o armário, é fazer um levantamento de tudo que está dentro. Isto mesmo, esvazie todas as gavetas e araras. O cenário poderá não ser o mais agradável, mas só assim você conseguirá tomar uma medida essencial, que é se desfazer de peças ociosas. Sabe aquelas roupas que você não usa há dois anos? Por que guardar algo que não se usa mais? Isto irá liberar maior espaço de armazenamento para você ordenar melhor suas coisas e melhorar o aspecto do seu closet.

Nenhuma descrição de foto disponível.

2 – Organize por critérios

Agora que seu guarda-roupa ficou mais espaçoso, pois você se desfez daquilo que não tinha mais uso, você pode organizá-lo criteriosamente. Estabeleça um critério, por exemplo por estação, roupas de verão, roupas de inverno, ou por ocasiões, roupas de festas, roupas de trabalho, etc. Com isto ficará muito mais fácil encontrar a roupa que você precisa. Além disto, você não precisará bagunçar o guarda-roupa inteiro para procurar o que deseja. Assim fica mais fácil mantê-lo arrumado.

3 – Promova adaptações

Closets por MUEBLES RABANAL SL

MUEBLES RABANAL SL

MUEBLES RABANAL SL

Dependendo da situação, será necessário fazer algumas adaptações. Por exemplo, se você possui muitos vestidos longos e seu guarda-roupa não dispõe de um compartimento com altura adequada para acomodar todos os vestidos longos, você deverá buscar uma solução para armazenar estes itens com maior praticidade. Isto inclui desde encomendar um novo armário embutido, como vemos neste projeto, ou improvisar uma arara. Mas nunca dispense a orientação de um profissional capacitado.

4 – Gavetas

Closets por GM-interior

GM-interior

GM-INTERIOR

Se você vai encomendar um closet planejado ou deseja comprar um guarda-roupa novo, escolha uma opção com compartimento para vestidos e com pelo menos duas ou três gavetas grandes. As gavetas contribuem bastante para a organização de qualquer espaço. Nos quartos não seria diferente. As gavetas podem abrigar diversas peças, como meias, roupas íntimas e acessórios menores. Isto pode salvar bastante espaço e conferir ao closet uma aparência mais ordenada, já que as gavetas escondem o seu conteúdo.

5 – Caixotes

Closets por Grange México

Grange México

GRANGE MÉXICO

Uma ótima maneira de organizar o conteúdo do guarda-roupa é através do uso de caixotes, que inclusive podem suprir a falta de gavetas suficientes. Existem diversos tipos de caixas para armazenar objetos, de plástico, de papel, de tecido, etc. Elas são muito práticas e se adaptam facilmente a qualquer espaço. Aproveite para dar um toque de cor ao ambiente, brincando com as cores das caixas.

6 – Lugar para os calçados

Vestiário por HOME Schlafen & Wohnen GmbH

HOME Schlafen & Wohnen GmbH

HOME SCHLAFEN & WOHNEN GMBH

Os calçados geralmente ficam meio deslocados no quarto. Em geral são armazenados sobre o guarda-roupa ou na parte inferior do guarda-roupa. O ideal é reservar um espaço exclusivo para os calçados, como vemos neste projeto. Uma dica é trabalhar com uma arara e pendurá-los com cabides ou construir prateleiras em marcenaria, feitas sob medida.

7 – Compartimento especial

DORMITÓRIO CASAL 01: Quarto por Pura!Arquitetura

Pura!Arquitetura

DORMITÓRIO CASAL 01

PURA!ARQUITETURA

Algumas roupas não param presas no cabide e caem no chão com frequência, causando um certo incomodo. Isto pode ser resolvido com cabides especiais, como vemos neste armário feito sob medida, com um compartimento especial para pendurar lenços, chales e gravatas, que mantém o armário mais bem organizado.

8 – Espelho: espaço com visual clean

Closets por MadaM Architecture

MadaM Architecture

MADAM ARCHITECTURE

O espelho é um elemento essencial no closet. Afinal, todo mundo gosta de provar a roupa que irá usar e ver se o look está adequado. Uma forma de otimizar espaço é revestir as portas do guarda-roupa com espelhos ou no seu interior. Os espelhos contribuem para a reflexão da luz, tornando o espaço mais bem iluminado, e realçam uma estética clean, de grande efeito visual.

9 – Porta bijuterias

Apartamento Lindóia: Closets por Bibiana Menegaz - Arquitetura de Atmosfera

Bibiana Menegaz – Arquitetura de Atmosfera

Apartamento Lindóia

BIBIANA MENEGAZ – ARQUITETURA DE ATMOSFERA 

Certos acessórios demandam um espaço exclusivo, sob o risco de se perder com facilidade, devido ao seu tamanho muito pequeno ou a sua forma. É o caso das bijuterias. O ideal é dispor de um porta bijuterias ou uma gaveta exclusiva só para estes itens. Separe os itens por categorias, brincos, anéis, colares, etc.

10 – Porta gravatas

Closets por DESIGNWERK Christl

DESIGNWERK Christl

DESIGNWERK CHRISTL

As gravatas podem ser armazenadas em gavetas comuns. Isto já facilita bastante o tarefa de encontrá-las e deixa o closet em ordem. Mas se você possui uma grande coleção de gravatas, por força do trabalho, o ideal é dispor de um compartimento exclusivo, um porta gravatas, e organizá-las por categorias, cores, estampas, cerimônia, trabalho, etc.