Festival de esculturas ocupa CCJF com mostra, filmes e bate-papo

Via Catraca Livre | www.catracalivre.com.br

Exposição tem visitação até 27/9, com entrada gratuita

festival-de-esculturas-ocupa-ccje-com-mostra-filmes-e-bate-papo-xenia-decoracoes

Obra de Suzana Queiroga

Até 27 de setembro, trabalhos inéditos de 27 artistas brasileiros ocupam o segundo andar do Centro Cultural da Justiça Federal, na primeira edição do Festival de Esculturas do Rio. O local fica aberto para visitação de terça a domingo, das 12h às 19h, e tem entrada gratuita.

A exposição faz parte do projeto Mostra Rio de Esculturas Monumentais, que tem sua segunda edição em julho de 2016, como parte do calendário oficial das Olimpíadas.

Os destaques são as obras dos cariocas Suzana Queiroga (foto), Frida Baranek, Antonio Bernardo e do coletivo formado por Guga Ferraz, João Marcos Mancha e Leonardt Lauenstein. Além disso, participam o pernambucano Francisco Brennand e a sergipana Claudia Nên.

O mineiro Jorge Fonseca, que apresenta série de obras feitas com suporte de livros esculpidos em madeira. O artista, que já expôs em locais como MAM-RJ, Paço Imperial e Pinacoteca de São Paulo, também leva seu trabalho para as ruas da cidade, com o “Fiotim (Filhote de Inhotim) – A Oitava Maravilha do Mundo Contemporâneo!”. O Fiotim é um trailer com cenário lúdico, que traz reproduções, em miniatura, das imensas instalações do Inhotim. Durante os finais de semana seguintes, Jorge circula pelo Centro, Zona Sul e Zona Norte.

Em paralelo à mostra, o CCJF sedia filmes e debates que têm como tema central a escultura tridimensional, como o documentário Nó de Madeira, de Daniel Paim, que vem seguido de bate-papo sobre arte urbana.

festival-de-esculturas-ocupa-ccje-com-mostra-filmes-e-bate-papo-xenia-decoracoes-1

Fiotim na estrada faz parte do Festival de Esculturas do Rio

Programação Fiotim (das 10h às 18h)

22 e 23/08 (Sábado e Domingo) – Parque Madureira
28/08 (Sexta-feira) – Cinelândia
30/08 (Domingo) – Praia do Leme
05/09 – Praça Afonso Pena, Tijuca
09 a 13/09 (Quarta a Domingo) – ArtRio e ArtRua
19 e 20/09 (sábado e domingo) Lagoa (Corte do Cantagalo)
27/09 (Domingo) – Aterro do Flamengo

Filmes e bate-papo

26/08 (quarta-feira)

De Braços Abertos (Com roteiro e direção de Bel Noronha, fala sobre a construção do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.);

Brennand (Com direção de Mariana Brennand, o filme narra a trajetória do pintor, desenhista, escultor e ceramista Francisco Brennand.).

27/08 (quinta-feira)

Nó de Madeira (Produzido por Daniel Paim. Documentário baseado no Simpósio de Esculturas realizado em Santa Maria – RS, em 2014, com depoimentos dos participantes, buscando o entrelaçamento de suas trajetórias).

O filme será seguido de debate sobre arte urbana, com a participação da jornalista da Globonews Cristina Aragão, do artista Roberto Chagas, do produtor Daniel Paim, e da Gerente de Monumentos e Chafarizes da Prefeitura, Vera Dias.

28/08 (sexta-feira)

Sequência de curta metragens de vídeo arte, produzidos entre as décadas de 80 e 90, em co-produção entre a Studioline Filmes e a Rioarte. (Sérgio Camargo; Perfil da Linha – Amilcar de Castro; Apaga-te Sesamo -Waltercio Caldas; Iole de Freitas; Experiência No 5 – Arthur Barrio; José Rezende; O Nervo de Prata – Tunga.);

Cildo (Produção de Mariana Ferraz, o filme percorre suas obras, procurando entender o processo criativo e o pensamento do artista).

festival-de-esculturas-ocupa-ccje-com-mostra-filmes-e-bate-papo-xenia-decoracoes-2

Fonte: Catraca Livre | www.catracalivre.com.br
Postado por: Xênia Decorações | www.xeniadecoracoes.com.br