Repertório Criativo: liberdade criativa como fonte de inspiração para vitrines

Via Consultorio do Varejo | www.consultoriodovarejo.com.br
Por Patrícia Rodrigues

repertorio-criativo-liberdade-criativa-como-fonte-de-inspiracao-para vitrines-9

Para produzir vitrines criativas, é preciso conhecimento, liberdade, transpiração e ousadia. Mas como conjugar todas essas características ao mesmo tempo?

“Ser alegre é a melhor coisa que existe… Mas para fazer um samba com beleza é preciso um bocado de tristeza…” Vinícius de Moraes.

A aparente contradição desta maravilhosa música resume tudo o que aqui quero explicar, sendo assim até poderia usar esta música e dizer o seguinte: “Ser um bom profissional é a melhor coisa que existe… Mas para isso é preciso ser um cidadão do mundo, com conhecimentos e um pouco de poesia no olhar. Sem isso não se consegue traduzir além do óbvio.”

A grande questão para ser um bom profissional de Visual Merchandising ou mesmo fazer vitrines é ter uma mente livre, desprendida de convenções e sem o vício da cópia. É preciso ter seu próprio repertório que nada mais é do que o fruto de tudo o que se viveu, leu, filmes que assistiu, viagens que fez, a paisagem que observou e por aí afora.

Nossa mente registra tudo, então é preciso a habilidade de buscar nela suas vivências em conjunção com a necessidade criativa que a vitrine está lhe pedindo.
Logicamente que não estou dizendo para abrir mão da liberdade e diversidade que a internet nos trouxe, porém ela é mais uma das ferramentas do nosso repertório.

Seria muito simples chegar aqui e falar o que é ideal para uma vitrina de inverno, mas a proposta vai além. É usar a liberdade criativa e tudo ao seu redor como fonte de inspiração.

Quando conseguimos criar a partir de fragmentos e inspiração poderemos dizer “EU SEI” e isso muda tudo na sua capacidade e principalmente na segurança dos desafios que esta coleção trás, assim como as demais que virão.

Parece ser um pouco difícil, mas existem vários exercícios que ajudam neste processo, como por exemplo, este que vou passar por ser simples:

  • Pegue uma folha em branco, coloque no topo seu tema e divida a folha ao meio.
  • De um lado você escreve tudo que te remete a inverno do outro lado tudo sobre a necessidade (ou coleção) para a vitrina.
  • Depois desta etapa feita comece a fazer conexões puxando linhas de um lado para o outro, até que chegar a algo coerente com a sua marca. Simples!

É preciso se perguntar o que é para você o tema inverno, como no meu caso onde o inverno é, antes de tudo, apenas uma questão climática.

Sua vitrina não precisa ser com veludo, madeira, tons terrosos, lareira, etc.

Aliás temos uma data como outras, da qual posso dizer que objetos como bolas representam meu inverno, minha empresa é luxo e para tanto quero uma vitrina barroca, quem disse que no inverno não podemos flutuar?

René Descartes já dizia “penso, logo existo!”, então mãos à obra!

Laboratório é um exercício constante: criar, recriar, sempre testando novas possibilidades.

Coleção x vitrina x criatividade x sedução = Ser marcante e vender melhor!

Aliás, pense em tendência de vitrine de maneira diferente.

Quando apenas olhamos o que foi feito fora do Brasil, não estamos vendo uma tendência e sim uma evidência de algo que uma marca já fez. Agora misturar evidência com a sua criatividade é que tornará a sua marca uma provedora de tendência.

A escolha está em suas mãos, e na SUA CABEÇA. Uma boa vitrine é a melhor coisa que existe!

repertorio-criativo-liberdade-criativa-como-fonte-de-inspiracao-para vitrines-1

repertorio-criativo-liberdade-criativa-como-fonte-de-inspiracao-para vitrines-2

repertorio-criativo-liberdade-criativa-como-fonte-de-inspiracao-para vitrines-3

repertorio-criativo-liberdade-criativa-como-fonte-de-inspiracao-para vitrines-4

repertorio-criativo-liberdade-criativa-como-fonte-de-inspiracao-para vitrines-5

repertorio-criativo-liberdade-criativa-como-fonte-de-inspiracao-para vitrines-6

Postado por: Xênia Decorações | www.xeniadecoracoes.com.br